Própolis, um presente das abelhas para você

Admiravelmente, as colmeias são livres de germes. Isso devido ao trabalho das abelhas em coletar resinas de plantas e adicionar suas próprias secreções salivares, produzindo uma substância com mais de 300 componentes: a própolis, cujas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas agem como proteção contra agentes patogênicos.

E muito se pode falar da própolis

Acertadamente, o filósofo grego Aristóteles chamou essa substância de “defensor da cidade” (pro=prol e polis=cidade).

De fato, as abelhas utilizam a produção de própolis para proteger sua colmeia contra a invasão de microrganismos (bactérias, fungos e vírus) e outros insetos, reparar frestas e embalsamar invasores ou mesmo abelhas mortas dentro de seu ambiente. A própolis é uma substância resinosa e balsâmica formada por um conjunto complexo de substâncias químicas coletadas por abelhas na vegetação da região. Por isso, elas são chamadas de “farmacêuticas de asas”. Modos diferentes de preparo têm sido usados durante séculos na medicina popular devido às suas propriedades terapêuticas.

Quais são os tipos de própolis?

A composição de uma própolis é determinada principalmente pelas características fitogeográficas, como tipo de vegetação, estação do ano e das condições ambientais existentes próximas às colmeias das abelhas. Isso faz com que seja possível a obtenção de diferentes tipos de própolis.

No Brasil, podemos destacar 3 tipos de própolis principais: verde, marrom e vermelha.

A grande variedade de compostos químicos e concentrações encontradas nas diferentes própolis resultará em uma variação de suas atividades biológicas e farmacológicas.


Por esse motivo, a Apis Flora desenvolveu o exclusivo extrato de própolis EPP-AF®, o único produto à base de própolis existente no mercado que mantém sua composição lote a lote, garantindo a eficácia e a segurança em todos os itens fabricados. Saiba mais sobre o EPP-AF® aqui.

O que é própolis verde e por que todos falam sobre ela?

Diferentes vegetações e diferentes condições ambientais são fatores que determinam os tipos de própolis, dentre eles, a própolis verde, considerada a melhor própolis do mundo.

A própolis verde brasileira difere das demais por duas razões principais: abelhas africanizadas e fontes únicas de flora brasileira.

Entre os aspectos interessantes sobre as abelhas brasileiras, vale destacar a sua impressionante resistência a doenças, alta produtividade, maior alcance de ação e baixa agressividade. Assim, enquanto milhões de dólares são gastos em todo o mundo para tratar colmeias com antibióticos, as colmeias brasileiras estão livres desse contaminante.

Fonte Botânica

A própolis verde tem uma composição muito complexa, incluindo algumas substâncias ativas especiais que só podem ser encontradas nesse tipo de própolis.

Alecrim-do-campo ou vassourinha-do-campo são os nomes populares para uma planta arbustiva chamada Baccharis dracunculifolia, principal fonte botânica da própolis verde.